top of page

Quebrando padrões

Atualizado: 10 de mai. de 2022



Como vimos anteriormente, a criatividade não é algo externo ao ser humano e sim algo natural e inerente a este. Há pessoas que se destacam em nosso meio por ideias inovadoras e por grandes feitos na humanidade, e o que há de diferente entre elas e nós? O fato de que elas conseguiram otimizar e vender a suas ideias, simplesmente por não aceitarem a primeira resposta certa na solução de um problema vigente de seu tempo.



Vender uma ideia é derrubar padrões de resolução de problemas, existem duas formas de se solucionar um problema: o caminho já percorrido e que é comprovado a sua eficácia e o caminho criativo, em que se propõe uma nova forma de testar algo novo e torná-la também um caminho eficaz. Para isso é preciso reaprender a pensar, refletir e questionar as coisas à nossa volta, nem sempre é fácil, e com certeza exige um pouco mais de esforço que seguir os caminhos habituais, mas lembre-se, quanto mais você se desafia, mais desenvolve e aperfeiçoa suas habilidades.



Um grande erro facilmente cometido e que ao longo do tempo vai criando bloqueios a nossa criatividade é aceitar a primeira resposta certa a qualquer possível questionamento que se faça, é exatamente assim que vamos deixando de “pensar fora da caixa” e vamos encaixotando nossas ideias, pensamentos e habilidades. Otimizar uma ideia e torná-la rentável é abrir o leque das possibilidades quando se quebra um padrão.


DICA DE FERRAMENTA: STICKY NOTES +WIDGET


Ideias boas surgem de ideias medianas e ideias medianas surgem de ideias ruins, sim, isso quer dizer que se você começa a dar atenção para suas ideias elas vão ficando cada vez mais refinadas, desta forma, anotá-las é extremamente funcional, assim você pode entrar em um processo de moldá-las. O aplicativo indicado, permite que você anote suas ideias a qualquer momento em forma de post its digitais, e ao fim de uma semana ou um mês, você pode reavaliar e buscar as palavras chaves que mais aparecem, facilitando o processo de pensar em algo novo para uma determinada situação.


episódio do podcast sobre o tema



19 visualizações0 comentário
bottom of page