top of page

Espiritualidade como aspecto de saúde mental

Atualizado: 10 de mai. de 2022



A saúde mental vai muito além de se manter em terapia, ela engloba um conjunto de hábitos que possibilitam se manter saudável mentalmente. Fazer exercícios, cuidar da alimentação e das conexões que você estabelece com as pessoas colabora muito para o bem estar físico e mental, mas você sabia que a espiritualidade pode ter um papel muito mais amplo do que costuma-se pensar? Continue por aqui, aprenderemos juntos…


Não se trata de necessariamente escolher uma religião ou seguir uma doutrina, mas sim em encontrar interiormente algo que faça sentido, que lhe direcione a um propósito, e principalmente que lhe ajude a transformar ações negativas em ações mais acertadas tanto para você como para as pessoas a sua volta. A psicologia atualmente já reconhece os inúmeros benefícios para a saúde mental e emocional em indivíduos que praticam algum tipo de espiritualidade e que veremos logo em seguida.


Praticar a espiritualidade envolve várias vantagens como por exemplo, conhecimento de apoio em momentos de crise e sofrimentos; reestabelecimento de vínculos familiares; colaboram na busca de sentido ante a sofrimentos crônicos; recuperação mais rápida de quadros de ansiedade e depressão; possibilita menor incidência de transtornos psiquiátricos graves; reduz a inquietação perante a ideia de morte etc. Que tal incluir na sua rotina algum aspecto de espiritualidade que te possibilita desfrutar desses e outros inúmeros benefícios.


dica de ferramenta: meditopia


É um aplicativo de meditação guiada que colabora para o exercício da espiritualidade e conexão consigo mesmo e com o mundo a sua volta.


episódio do podcast sobre o tema



16 visualizações0 comentário
bottom of page