top of page

Compaixão ou Empatia


Você sabe a diferença entre compaixão e empatia? Pois bem, ambas complementam-se entre compreensão e ação, e é justamente essa relação que buscamos compreender neste ebook. Se interessou pelo tema? Continue por aqui…

Costumamos ouvir muito sobre empatia e a necessidade de sermos empáticos em relação aos sentimentos dos outros. Empatia é compreender e validar as emoções, sentimentos, alegrias e sofrimentos de outras pessoas, o que é extremamente bom e necessário, e em muitos casos ajuda em muito as pessoas a nossa volta. Mas há casos em que a simples compreensão não basta, então o que fazer? É exatamente aqui que a compaixão entra. Compaixão é a junção da compreensão e da ação sobre uma realidade concreta!


Sim! A compaixão exige não somente a compreensão e validação dos sentimentos e emoções alheias, mas exige também uma ação sobre eles, exige que se pense “O que eu posso fazer de concreto para ajudar?” e conseguir estabelecer atitudes frente a esse outro. Compaixão e empatia se complementam de forma que se auxiliam, podendo proporcionar a você e as pessoas a sua volta experiências mais fraternas e fortalecer as conexões interpessoais. Desenvolver a compaixão pode ser essencial para a saúde mental, faça o bem!


episódio do podcast sobre o tema



109 visualizações0 comentário
bottom of page