Start na ativação comportamental

Atualizado: 10 de mai.


A ativação comportamental é uma técnica capaz de ajudar na reconstrução da interpretação de suas experiências de vida, fazendo com que essa se torne mais positiva e otimista, através do aumento da produção de hormônios (testosterona, serotonina, endorfina, dopamina e ocitocina) que reagem as sensações de prazer, o que ajuda efetivamente na otimização da resolução de problemas e consequentemente maior qualidade de vida.

Diante de rotinas estonteantes e até mesmo de sofrimentos psíquicos a ativação comportamental pode colaborar efetivamente para a melhora de hábitos, estilos de vida e saúde mental. Com a proposta de tornar alguma área de vida em defasagem mais ativa, o comportamento vai sendo moldado, mesmo quando os sentimentos não condizem com a realidade naquele momento. O que isso influencia? Veremos mais adiante, continue por aqui…


Acreditar que consegue e se comportar como quem consegue, são os primeiros passos para de fato conseguir.


A ativação comportamental propõe que os seus comportamentos sejam capazes de influenciar os seus sentimentos e emoções. Assim, através do comportamento a expectativa é que você possa “reprogramar” seu humor, e passe a experiênciar mais sentimentos de autoconfiança, autoliderança, alegria e prazer nas atividades e hobbies diários. Se você se sente “tenso”, comportar-se de forma mais descontraída, mesmo que você não esteja se sentindo assim, pode ajudar a sorrir mais, conversar mais e aliviar a tensão.


DICA DE FERRAMENTA: COGNI


Com este aplicativo você poderá fazer o registro diário de pensamentos disfuncionais, sempre que você sentir uma emoção marcante em determinada situação, você irá tomar nota, ao longo de 07 a 15 dias. Durante este período já será possível identificar em quais situações você precisará passar a moldar de forma diferente o seu comportamento para tentar estabelecer novos padrões emocionais diante de tais eventos. Este aplicativo se utiliza de técnicas da Terapia Cognitiva-Comportamental (TCC) sendo muito eficaz em diversos casos.


episódio de podcast sobre o tema




17 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo