Comunicação eficaz


A comunicação verbal é a forma mais utilizada para repassar mensagens. Vários aspectos interferem nessa comunicação, como por exemplo, a nossa subjetividade, que pode nos fazer entender algo extremamente contrário do que nos foi dito, daí a importância de ser claro, objetivo e dar abertura a questionamentos, bem como, ser observador, para eliminar os ruídos das mensagens que recebe e transmite.


A comunicação quando feita de forma eficaz torna-se uma arma poderosíssima para solucionar problemas e alcançar objetivos pessoais e grupais. Um bom comunicador é peça imprescindível em praticamente qualquer ambiente, desde o acadêmico até organizacional, eventos, palestras etc. Por isso queremos ajudar você com algumas dicas para soltar o bom comunicador que há em você!


Como desenvolver uma boa comunicação?

Seja observador: Observe o público que você deseja transmitir uma mensagem, como eles se comunicam? gestos ajudam que entendam a mensagem? Seja atento aos detalhes.


Tenha convicção: A sua comunicação se torna mais eficaz quando você sabe o que está dizendo, transmite confiança e ajuda a direcionar as ações de quem está lhe escutando.


Escolha o momento certo: Para evitar os mal entendidos, escolha o momento certo de acordo com a importância da mensagem.


Para saber falar, escute: Para que a mensagem seja repassada sem ruídos é importante escutar aquilo que o receptor está respondendo nos gestos, expressões e verbalizações, esteja aberto a possíveis perguntas.


episódio do podcast sobre o tema



acesse a versão ebook deste post


20211206 - Comunicação eficaz
.pdf
Download PDF • 7.58MB

faça parte da comunidade exclusiva


No grupo exclusivo da Éclori no telegram você tem acesso antecipado à todos conteúdos e pode participar ativamente do podcast, com perguntas e áudios. Além disso, você fará parte dessa comunidade de autodesenvolvimento, compartilhando com os outros membros sua experiência.



22 visualizações0 comentário