top of page

Autocrítica


Quando se ouve a palavra “autocrítica” logo é remetido ao pensamento algo que é negativo voltado a si mesmo, como se não fossemos passíveis de acertos mas também de erros. A autocrítica se bem construída e alinhada com um bom plano de ação e propósito de vida, pode ser extremamente positiva para o nosso aperfeiçoamento e direcionamento em nossas escolhas.


A autocrítica é um ato de maturidade! Fazê-la simplesmente por autocobrança ou para se julgar não nos levará a outro lugar que não o desespero e o desânimo. A crítica a si mesmo só é efetiva quando ocorre de forma sincera e humilde sempre com o objetivo de evoluir, assim, é possível perceber um erro e a partir dessa percepção fazer uma autoanálise de como corrigi-lo e conseguir ser melhor.


Alguns benefícios da autocrítica:


Responsabilização: você passa a entender mais sobre seus comportamentos e suas escolhas, e busca de forma saudável um controle das próprias emoções e atitudes chamada inteligência emocional.


Humildade: reconhecer os próprios erros te torna uma pessoa mais humilde e mais compreensiva com os erros dos outros, pois, compreende que você também falha as vezes.


Desenvolvimento pessoal: você aprende com os erros e isso te gera crescimento e sabedoria, pois, aprende através da reflexão.


Como usar a autocrítica a seu favor?


Sem julgamentos:


Toda vez que parar para pensar sobre um erro, não pense no quanto foi grotesco, mas tente analisá-lo, o que acontecia no momento?; o que você estava sentindo naquela hora? Faça perguntas a si mesmo e não se julgue.


Reflita:


A reflexão é a chave do aprendizado, só se alcança consciência de algo do qual se pode pensar sobre, reflita o que você pode aprender com seus erros.


Trabalhe a autoestima:


A autocrítica sabotadora geralmente acontece por não conseguirmos enxergar as tantas outras coisas boas que somos capazes de realizar e especialmente as nossas próprias habilidades. Trabalhe para reconhecê-las e a autocrítica deixará de ser uma inimiga.


episódio do podcast sobre o tema



acesse a versão ebook deste post


20220122 - Autocrítica
.pdf
Download PDF • 7.54MB


faça parte da comunidade exclusiva


No grupo exclusivo da Éclori no telegram você tem acesso antecipado à todos conteúdos e pode participar ativamente do podcast, com perguntas e áudios. Além disso, você fará parte dessa comunidade de autodesenvolvimento, compartilhando com os outros membros sua experiência.





20 visualizações0 comentário
bottom of page